Introdução ao Skyrunning

“Skyrunning é uma atividade de corrida pedestre essencialmente na montanha. Os percursos de Skyrunning apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas (superiores a 30%), podendo utilizar caminhos, trilhos, rochas ou neve. Podem apresentar uma pequena percentagem de asfalto, mas possuem, em partes do percurso, inclinações médias elevadas e atingem as montanhas mais altas da região, desde qualquer localidade nas proximidades. Estes percursos são sempre muito cénicos, isto é, dispõem de uma componente paisagística de grande beleza.”
Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

O Skyrunning foi fundado em 1992 pelo italiano Marino Giacometti, presidente da International Skyrunning Federation que sanciona a disciplina a nível mundial que conta com o slogan de:
“Less cloud. More Sky” ( Menos nuvens, mais céu )

Inicialmente, Skyrunning e Skyrunner® definiam a atividade em que os atletas participavam em competições acima dos 2000 metros de altitude. Dado que nem todos os países dispõem de montanhas com essa altitude, a ISF não quis deixar de fora regiões e países que contam com excelentes provas de montanha. Por esta razão, alargou o seu âmbito aos eventos abaixo dos 2000 metros mas que apresentem um desnível positivo elevado.

Provas de Trail Running Organizadas pelo Clube de Montanha do Funchal: